segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

José Geraldo Juste




Neste último sábado, dia 10 de janeiro, no bem organizado Centro Cultural São Paulo (CCSP), assisti ao show de Zé Geraldo, o mineiro que, entre outros grandes sucessos, é o autor da inteligentíssima “Cidadão”.

Zé Geraldo incluiu no seu repertório canções conhecidas de seu público como “Milho Aos Pombos”, “Na Barra Do Seu Vestido”, "Mr. Tambourine Man", “Meiga Senhorita” e a inesquecível “Cidadão”, canção que já foi regravada por grandes nomes de nossa música, como Zé Ramalho e Sílvio Brito. Esta canção, aliás, projetou o mineiro de Governador Valadares.

A simplicidade com que Zé Geraldo apresenta-se no palco chama muito a atenção. Sobre o palco, parece que Zé toca aos amigos, em sua casa. Trata todos da platéia como amigos. Chegou inclusive a brincar com crianças que rodeavam o palco, até mesmo dando a oportunidade de uma delas soltar a voz em seu microfone, coisa que ele faz com uma naturalidade notável, preenchendo os espaços do auditório com sua voz bonita e rouca.

Se as músicas de Zé Geraldo evidentemente não beiram o brilhantismo (talvez não por falta de inspiração e sim por capacidade técnica), o mesmo não pode ser dito de suas letras contagiantes e bem elaboradas. Pelas ótimas letras que suas canções possuem, o músico independente Zé Geraldo deixa transparecer a imagem de um sujeito vivido, mambembe e cheio de histórias para contar. Suas letras simples, envolvidas de ótimas idéias dentro do contexto das histórias, emocionam seus fãs e admiradores da música nacional.

Durante o show, Zé Geraldo declarou que sua maior influência na música foi o norte-americando Bob Dylan.Vi mais de três pessoas vestindo a camisa de Raul Seixas lá. Realmente Zé tem muito de Raul. E de Renato Russo também. A maneira de escrever suas letras, a personalidade rock muito aflorada, ideologia de vida...

Zé Geraldo é um artista brasileiro.