quarta-feira, 10 de março de 2010

O já batido caso Jayson Blair e uma previsão pessimista

O escândalo decorrente das reportagens imaginárias criadas pelo ex-jornalista do periódico americano ''The New York Times'', Jayson Blair, proporcionou um abalo tremendo na credibilidade de um dos veículos que servem como referência jornalística em todo o mundo. Além da evidente gravidade do ocorrido, o caso ganhou uma proporção enorme por se tratar do jornal citado acima, mas vale a pena recordar que estamos atravessando um período crítico do jornalismo mundial, onde o trabalho sério e bem executado anda cada vez mais escasso.

Diariamente sofremos um verdadeiro bombardeio de informações, que nos chegam de diversas formas e em formatos variados. Com a expansão cada vez maior da internet, o meio informativo, que já era movimentado, sofreu ameaças e se viu obrigado a aceitar e se readaptar as novas tendências globais. A qualidade da informação, e isso entende-se por um processo de apuração aprofundado da notícia, a consulta das fontes, ouvir todos os lados possíveis da história, etc, foi rebaixado a segundo plano e viu o primeiro posto ser ocupado pela preocupação com o imediatismo, a disputa em dar a notícia primeiro que o concorrente. Isso resultou em uma queda tremenda na qualidade do jornalismo contemporâneo. As notícias vão ao ar ainda cruas e pode-se considerar que os princípios básicos do jornalismo deram lugar a preocupação com as empresas de comunicação, ou seja, o lado ético e profissional perdeu espaço para o lado comercial.

O caso de Jayson Blair é um marco e é tratado como um símbolo negativo na história da comunicação, sempre voltamos ao tema em aulas e palestras sobre a ética. Sem deixar de levar em conta a gravidade deste caso, não posso me furtar a comentar que todos os meses ocorrem erros de também enorme gravidade na mídia nacional e internacional. E, infelizmente, levando em consideração o cenário descrito no parágrafo anterior, prevejo que não tão cedo deixaremos de ler, escutar e assistir as notícias que nos chegam com os dois pés atrás.

Um comentário:

Fábio disse...

Salve cheguei aqui pelo post da lira paulistana, bom o blog hein, também sou amante do samba e suas historias.. bom sem mais delongas queria te convidar também a conhecer meu blog o Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com Grande abraço.