quarta-feira, 10 de março de 2010

Yoani Sánchez: Ninguém vai me censurar

A aversão aos líderes ditatoriais de seu país e, consequentemente, às decisões e modo com que os irmãos Castro governam o estado, fez com que Yoani Sánchez expressasse todo o seu repúdio, com uma pitada de humor, através de um blog que ganhou projeção e reconhecimento internacional. Os textos pungentes e reflexivos de Yoani representam não somente uma manifestação opositora ao regime centralizador de Raúl e Fidel Castro, mas também, sob o ponto de vista jornalístico, o fato merece ser analisado de uma forma mais ampla.

Enquanto o conteúdo da página de Yoani Sánchez (www.desdecuba.com/generaciony) engrossa as vozes daqueles que reivindicam o direito de ir e vir em seu próprio país, o meio com que Yoani encontrou para se manifestar burlou a censura, abrindo uma janela em Cuba. Seus textos foram lidos por pessoas de diversas nacionalidades em inúmeros país distintos e, graças ao trabalho em seu blog, ao mesmo tempo em que prêmios lhe foram concebidos, o imediato conhecimento dos governantes do país lhe rendeu até um (longo) prefácio de Fidel Castro em um livro, o que significa que sua página recebe visitas ilustres e seus posts atingem de maneira direta os principais alvos de suas palavras.

O que não podemos deixar de ressaltar é que, além dos méritos que devemos atribuir à Yoani pela exemplar iniciativa, o veículo do qual ela se beneficiou para alcançar toda essa projeção midiática foi um blog, deixando, com isso, explícita a força que a blogsfera possui hoje em dia. Ainda que isso já fosse evidente, pois todos nós acessamos blogs diariamente e há inúmeros casos de furos jornalísticos que ganharam a imprensa através desses portais, o caso de Yoani Sánchez pode ser encarado como a consolidação definitiva dos blogs entre os principais veículos de comunicação existentes nos dias de hoje e até onde as palavras postadas podem chegar.

Nenhum comentário: