quarta-feira, 12 de março de 2008

Tropicália

O Brasil é formado sobre a influência de diversas culturas. Esse intercâmbio cultural ocorre o tempo todo, haja vista que a interação entre culturas, línguas e costumes entre países é cada vez mais freqüente.

No mundo todo, e em especial no Brasil, um fator predominante na formação cultural do povo é a música. Ela exerce um papel importante no contexto histórico, social e político, mobilizando adeptos, principalmente os jovens, ainda em formação intelectual.O movimento que mais assimilou essa multiculturalização, sacudiu o cenário da música popular e cultura brasileira foi a Tropicália.

A Tropicália durou apenas um ano (de 1967 a 1968), mas até hoje é lembrada como um dos maiores, e o mais barulhento movimento musical do país. Totalmente sincrético e inovador, sua atuação quebrou as rígidas barreiras tradicionais e conservadoras que existiam no país.

Liderados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, também formaram o coletivo a cantora Gal Costa, o cantor-compositor Tom Zé, a banda Mutantes e o maestro Rogério Duprat. Também colaboraram a cantora Nara Leão, os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto, e o poeta Rogério Duarte, um de seus principais mentores intelectuais.

Seu evidente intuito liberalista refletiu nos jovens da época: surgiu a chamada geração hippie, com o vestuário e a ideologia inspirada na Tropicália.

Com os ideais muito a frente de sua época, o movimento marcou para sempre a cultura nacional. Transformou os critérios de gosto vigentes quanto à música, política, moral, comportamento, sexo e vestuário.

Meu objetivo nesse vídeo-documentário é frisar todo processo tropicalista em sua parte musical (já que o movimento repercutiu em outras áreas), retratando como ele surgiu até o seu fim, causado pela repressão militar.

2 comentários:

Luara disse...

"Gosto muito de vc, flavinhooo..." heheheh


T amo muito irmãozinhoo, leãozinhoo !!!


Ficou muito legal tudo oq vc escreveu sobre o tropicalismo e o anterior da Fernanda takai tb !!!Adoreiii, sou sua fã ;)

BjauMM*Luara LoboSSS

Unknown disse...

hmmmm, otima pauta de discussao!!! mas, tem artista se sentindo rejeitado haha Vale citar H�lio Oiticica, j� que foi o cara que comceu a "bagun�a" toda, n�o?? sem contar artistas do cinema e teatro!!! eles tbm participaram da orgia cultural poxa!!! rs
ta bom.. parei.. vou ficar caladinha (ou n�o!!)
ta muito legal seu blog!!!
beijos flavinho!!!