segunda-feira, 10 de março de 2008

Vou-me embora pra Pasárgada

Um texto de Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da USP, integrante do comitê científico da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard e professor titular de patologia, publicado no site do jornalista Gilberto Dimenstein (www.dimenstein.com.br), revelaram números alarmantes.

Ele e sua equipe da USP diagnosticaram que diariamente em São Paulo a poluição mata 12 pessoas, e causa doenças como pneumonia, asma, otite, em mais 200.

E mais: em 2007 a poluição matou o DOBRO do que os assassinatos.

Pesquisas também mostram que São Paulo tem 11 milhões de habitantes e 6 milhões de automóveis. A cada 24 horas são licenciados 800 carros e 350 pessoas recebem habilitações de trânsito.

São Paulo é a cidade que possui a segunda maior frota de carros do mundo.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo do último domingo (09 de março), o presidente da CET de São Paulo, Roberto Scaringella, disse que o paulistano terá que conviver com congestionamentos maiores e minimizou a capacidade da CET para combater o inevitável. Também disse que “...o horário de pico da manhã pode se aproximar ao da hora de pico da tarde”, “O Brasil nunca produziu tanto veículo. E o trânsito também é resultado da verticalização da cidade, que inunda de carros as ruas. Vivemos um boom imobiliário. O trânsito é conseqüência da atividade econômica...”.

São Paulo é uma cidade mal planejada!

Claro que o problema da poluição é mundial, e a culpa não é só dos veículos, mas, em São Paulo grande parte da culpa se deve aos veículos sim. Não coloquei esses dados acima à toa. Entre todos esses dados há um denominador comum.

Como vimos acima, a poluição em 2007 matou o DOBRO do que os assassinatos, o trânsito está cada vez mais caótico...Claro que a solução mais cabível a isso seria passarmos a usufruir mais do transporte coletivo, mas sei também, que todos irão dizer que o transporte público em São Paulo é deprimente. Concordo! Mas se pararmos pra pensar, muitas vezes usamos o carro desnecessariamente. Locais que poderíamos tranqüilamente ir a pé, de bicicleta (Mais saudável não há!), metrô, ônibus, vamos de carro! Eu sou prosélito da bicicleta e do skate dês de pequeno, vamos colaborar gente!

Isso tudo pode soar como uma mensagem ecochata, mas é nossa realidade.

Ou então, larguemos tudo isso e vamos fazer companhia a Manuel Bandeira, vamos embora pra Pasárgada!

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